Notícias

Resumo final do 21º Curso Internacional para Treinadores de Futebol

Evento foi realizado na Cepeusp, Juventus e CT do São Paulo FC (Cotia), com palestras de Estevam Soares, Vadão e Renê Simões entre outros

28/05/2012 - Entre os dias 21 e 25 de maio, o centro esportivo da Cepeusp, abriu suas portas para receber diversas vertentes ligadas ao futebol. Professores e alunos de Educação Física, atletas e ex-atletas e técnicos participaram do XXI Curso Internacional para Treinadores de Futebol, que foi realizado pelo Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo (Sitrefesp).

A abertura oficial contou com
a presença de ilustres personalidades, entre elas o promotor Publico, Paulo César de Castilho, representando o Ministro do Esporte Aldo Rabello.

O curso teve como foco principal promover e disseminar os conhecimentos aos participantes, através da exposição e relatos de experiências vividas por profissionais experientes do futebol brasileiro. os alunos tiveram aulas de sistemas táticos, metodologia do treinamento, atualização em arbitragem, treinamento técnico, preparação física e coordenação do departamento de

base.

Palestrantes

Estiveram como palestrantes do curso:
Osvaldo Alvarez (Guarani), Jorginho, Estevam Soares, José Roberto Portella (Linense), Cel. Marcos Marinho (Chefe de Arbitragem da FPF), Roberto Perassi (Membro da Arbitragem da FPF), Edmundo Trevisan (Projeto Pedra Azul - Futebol Feminino), José Guilherme Maffia (Sitrefesp), Rene Simões, José de Souza Teixeira (Sitrefesp) e Prof. Bebeto Stival (Santos).

O preparador físico José Roberto Portella apresentou aos alunos, utilizando jovens jogadores do projeto "Atletas do Futuro", um resumo do trabalho de preparação física que é realizado com jogadores de futebol de alto rendimento.

Durante cinco dias, com aulas nos períodos matutino e vespertino, foram desenvolvidos os seguintes temas: Metodologia do Treinamento, Sistemas Táticos, Treinamento Técnico, Preparação Física, Atualização em Arbitragem, Treinador, Sindicato e a Legislação que lhe diz respeito foram os principais tópicos da discussão.

Participação estrangeira

O Ministério das Relações Exteriores participa mais uma vez do evento ao trazer treinadores de outros países. Da edição deste ano, participaram 22 alunos de países da África, 7 alunos do Iran, 2 da Colômbia e 1 da Argentina.

Jogadores e ex-jogadores

Jogadores e ex-jogadores participaram do curso, entre eles Bruno Quadros que defendeu o Linense no ultimo paulistão, Amaral, ex-jogador do Ituano, Juari, ex-jogador do Palmeiras.

Veja abaixo o resumo dos trabalhos

1º dia - Abertura do curso

A cerimônia de abertura do 21º Curso Internacional Para Treinadores de Futebol, ocorreu na noite de segunda-feira (21) no salão de eventos do estádio do Pacaembu, com a presença de ilustres personalidades, entre elas o promotor Publico Paulo César de Castilho, representando o Ministro do Esporte Aldo Rabello.

Também estiveram representados, o Itamaraty com Ricardo Dascal, Federação Paulista de Futebol com Américo Calandriello, Cepeusp com Emilio Miranda e o Clube Atlético Juventus com o presidente Rodolfo Cetertick.

O mestre de cerimônia, o jornalista Lucas Neto, convocou as autoridades para comporem a mesa, o presidente Helio Maffia agradeceu a participação de todos e declarou aberto o 21º Curso Internacional para Treinadores de Futebol.

O curso contou com aproximadamente 130 alunos, entre eles, 22 vindos do continente Africano, 7 Iranianos, 2 colombianos e 1 argentino. Também contou com a presença feminina, entre elas, Carolina Santos da Rocha (foto), de Campinas, que veio para São Paulo estudar e se qualificar para a futura profissão. Carolina foi jogadora de futebol do clube Bonfim, um clube amador de Campinas e esta 

atualmente residindo em uma republica no centro de São Paulo. Carolina é estudante de educação física na faculdade Mackenzie e apesar da pouca idade (20 anos), jura que quer seguir carreira, quer ser uma técnica de futebol profissional.

 

2º dia do curso

 

Os trabalhos do segundo dia do Curso Internacional para Treinadores de Futebol, foi dividido em duas etapas, a primeira ocorreu no CEPEUSP na parte da manhã e a segunda etapa a tarde, ocorreu no campo do Juventus que fica na rua Javari, no bairro da Mooca.

 

CEPEUSP - As atividades da manha, teve inicio às 8:30hs com o coordenador do curso, Prof. Nogueira Junior agradecendo o a Cepeusp pelo apoio e o local cedido para o evento. Em seguida passou a palavra para o presidente do Sitrefesp, Helio Maffia que explicou o funcionamento do sindicato, pediu para os alunos se associarem para assim fortalecerem a entidade. Esclareceu ainda que a entidade não obtêm lucro com a realização do curso onde o dinheiro das inscrições são usados na realização e na infra estrutura disponibilizada para o evento.

Palestra José Teixeira - O professor José Teixeira, vice-presidente do Sitrefesp realizou palestra para os alunos baseado no seu histórico profissional e abordando varias passagens das quais participou ativamente. Teixeira disse que todo treinador é um gestor de seres humanos e que sua liderança deve ser adquirida pela autoridade e não pela força. Para finalizar, Teixeira disse que até os produtos eletrônicos precisam ser atualizados constantemente e que com os seres humanos não é diferente.

 

Em seguida, Dr. João Guilherme Maffia, advogado do Sitrefesp esclareceu a parte jurídica da profissão e disse que a parte estrutural ainda é pequena tendo em vista que existem somente quatro sindicato de técnicos no país (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará). Após os esclarecimentos da lei  que rege a profissão do treinador (8.650), respondeu as perguntas dos alunos que foram voltadas principalmente para as intervenções do CREF para impedir que os treinadores trabalhem sem o seu registro.

 

Após a palestra do advogado do Sitrefesp, os trabalhos foram interrompidos para que os alunos fossem levados de ônibus para o campo do Juventus na Mooca, onde foi realizado as atividades da tarde.

Juventus - O diretor da base do clube Juventus, Betinho, recebeu os alunos, agradeceu a presença de todos e apresentou o Professor Celinho (técnico) e Andrei Frescarelli (auxiliar), ex-jogador que jogou em mais de 20 clubes pelo mundo entre eles Fluminense e do Atlético de Madrid.

Os trabalhos táticos mostrados aos alunos foi saída rápida de bola, composição das duas linhas de quatro, marcação sob pressão e mudanças de sistema tático durante as partidas, encerrando respondendo as perguntas dos alunos.

Futebol feminino - Logo após, Professor Edmundo que é voltado para o futebol feminino assumiu o comando informando o acordo entre a CBF e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para as tarefas da preparação da equipe feminina para os Jogos de Londres que ficara a por conta do comitê olímpico.

A professora Emily Lima esclareceu que o treinamento usado no feminino é basicamente o mesmo usado no masculino, guardando as devidas proporções devido ao fato de que a musculatura e resistência física da mulher é inferior a dos homens. Também disse que a preocupação maior, objeto atual de estudo é com a menstruação e TPM da mulher que faz com que ela baixe seu rendimento, mude seu comportamento neste período.

Após apresentar algumas variações táticas e responder as perguntas dos alunos, a aula foi encerrada e os alunos dispensados até a manha de amanha.

3º dia do curso

 

Palestra Jorginho - O terceiro dia do curso foi aberta pela palestra do treinador Jorginho que iniciou sua fala dizendo que trabalhar com jogadores não é problema e que o problema maior é a convivência com os dirigentes. Falou sobre a campanha vitoriosa da Portuguesa no campeonato brasileiro da serie B de 2011, onde a maioria dos jogadores não tinham experiências e com salários entre 8 e 10 mil reais tendo que enfrentar jogadores experientes em outros clubes com salários médios de 50 mil reais. Também falou que foi o maior culpado no descenso da Lusa para a segunda divisão paulista, onde apostou erradamente que os mesmos jogadores e métodos poderiam ser usados também no paulista. Também alertou aos alunos que não se deve brigar com dirigentes e com a imprensa e sim manter sempre como aliados.

Palestra arbitragem - Em seguida, a palestra foi sobre a arbitragem com as presenças de José de Assis Aragão, ex árbitro e ex dirigente do Sitrefesp (Aragão foi treinador de futebol), Cel Marcos Marinho, chefe da arbitragem da Federação Paulista e Roberto Perassi, ex-árbitro e membro da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Foram mostrados vários vídeos do que é e do que não e permitido e passada a orientação para que os treinadores estejam inteirados das regras do jogo para assim fazer uso no seu dia a dia.

Palestra Vadão - A palestra do treinador Osvaldo Alvarez (Vadão) enfatizando sua carreira e os trabalhos desenvolvidos pelos clubes na categoria de base abriu os trabalhos da tarde.

Palestra Bebeto Stival - Logo após, o preparador Bebeto Stival fez sua palestra aos alunos com a exibição de inúmeros vídeos onde explicou a utilidade e ganhos efetivo de cada treinamento para os jogadores.

4º dia do curso

Trabalho de Campo Portella - O quarto dia do curso foi basicamente voltado para os trabalhos de campo. Iniciou com o professor Portella ministrando aula no campo da Cepeusp onde mostrou aos alunos, os vários métodos que utiliza nos seus treinamentos físicos com os jogadores. Entre esses métodos estão a utilização e os ganhos práticos com os elásticos e para quedas para aquecimento, coordenação e velocidade dos jogadores.

Trabalho de Campo Bebeto Stival - Logo após, o professor Bebeto Stival utilizou garotos do Sub-13 de uma franqueada do Santos FC para mostrar na pratica os treinamentos que tinha mostrado em vídeos na sua palestra do dia anterior.

Visita CT São Paulo FC - Após o almoço, os alunos foram conduzidos até o centro de treinamento Laudo Natel do São Paulo FC em Cotia. Os alunos foram recebidos pelo diretor Rene Simões que fez uma breve palestra e iniciou a visita abrindo literalmente todas as portas do CT para os alunos que puderam observar toda a organização e estrutura disponível para os jogadores.

No final da visita, Rene Simões realizou um trabalho de campo utilizando os garotos do Sub-15, onde mostrou aos alunos trabalhos em campo reduzido de saída de bola,

marcação sob pressão na defesa e no ataque. Após os trabalhos, o São Paulo FC disponibilizou lanches para os alunos e o professor Rene Simões respondeu perguntas e posou para as tradicionais fotos.

5º dia - encerramento do curso

Na sexta-feira (25), no auditório do estádio do Pacaembu em São Paulo, foi realizado os trabalhos do ultimo dia do 21º Curso Internacional Para Treinadores de Futebol.

A palestra do Professor Nogueira Junior abriu os trabalhos do dia. Primeiramente, Nogueira Jr. que também foi o coordenador do evento, abordou o conteúdo oferecido aos alunos nos cinco dias do curso dizendo aos alunos que de alguma maneira e no momento que menos esperarem, estarão fazendo uso dos conhecimentos adquiridos.

Em seguida, realizou palestra onde o assunto principal foi a divisão do campo de jogo em três zonas, as utilidades e a importância estratégica de cada uma dessas zonas durante uma partida de futebol.

Logo após a palestra do professor Nogueira Junior, foi composta uma mesa de debate contando com nomes consagrados no futebol brasileiro, entre eles do ex-jogadores Dino Sani e Wladimir e os treinadores José Teixeira e Nogueira Junior. No comando da mesa, o consagrado jornalista Paulo Calçade, comentarista esportivo da ESPN Brasil e da Rádio Estadão ESPN, Calçade também escreve uma coluna semanal para o jornal O Estado de São Paulo e é professor-convidado da disciplina jornalismo esportivo do curso de Esporte da USP.

A palestra de encerramento do curso ficou a cargo do treinador Estevam Eduardo Lemos Soares, o moço de Cafelândia como diria o saudoso narrador esportivo Fiori Gigliotti, abordou os temas liderança e motivação no futebol. Estevam Soares mostrou vídeos que são usados nas suas palestras antes dos jogos para motivarem seus jogadores.

Após as fotos tradicionais e a entrega dos certificados, o presidente do Sitrefesp, Hélio Maffia, agradeceu a todos, desejou sorte a todos os participantes dando o curso como encerrado.

Programação final do curso:

Segunda-Feira 21/05/2012: 19:30hs - Abertura - Cerimônia de Abertura - Dr. Paulo Sérgio de Castilho - Ministério do Esporte

Dia - Horário

Terça 22/05    Quarta 23/05 Quinta 24 Sexta 25
 

CEPEUSP / JUVENTUS

CEPEUSP

CEPEUSP / SÃO PAULO - COTIA

MUSEU DO FUTEBOL

08:30hs

 T - Sindicato e Você Treinador

T - Campeonato Brasileiro

P - Metodologia de Treinamento T - Mesa Redonda/Treinadores

Hélio José Máfia

Prof. Jorge Luís - Jorginho

Prof. José Roberto Portella Paulo Calçade - Wladimir - Dino Sani - José Teixeira - Nogueira Jr.
10:00hs

Intervalo

Intervalo Intervalo Intervalo
10:30hs T - Comandos no Futebol T - Regra do Jogo / Arbitragem P - Treinamento Técnico Táticas Campeonato Brasileiro
Prof. José Teixeira Cel. Marinho - Roberto Perassi Prof. Bebeto Stival Prof. Abel Braga
12:00hs

Almoço

Almoço Almoço Almoço
14:00hs T - Sindicato e Você Treinador T - Tática / Evolução na Base T - Treinamento Técnico Entrega do Certificado
Dr. João G. Máfia Prof. Osvaldo Alvarez - Vadão Prof. Renê Simões Visita ao Museu
15:30hs

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

16:00hs T - Feminino T - Divisão de Base  P - Treinamento  
Edmundo Trevisan Bebeto Stival Prof. Renê Simões - Sub-15  
T = Palestra Teórica - P = Aula Prática

Fechar


Publicidade