Notícias

 

A importância dos cursos e do credenciamento na carreira do treinador de futebol

22/10/2014 - Consideremos que existem três tipos de treinadores de futebol: os treinadores acadêmicos, como o José Mourinho; os treinadores que foram jogadores, como Pep Guardiola; e os mais conhecedores de futebol e de maior destaque, pelo menos em número, que são os treinadores de bancada. Muitos desses treinadores sonham no dia que vão ser treinadores profissionais, mas não sabem como chegar até lá. Ser treinador não é fácil, mas não é nem difícil e tudo menos impossível.

Muitos dos treinadores em ação pelos clubes do Brasil são ex-jogadores. Porém, a passagem pelos gramados não é obrigatória.  Até anos atrás, essa era mesmo a realidade. Porém, atualmente, estudiosos e admiradores do treinamento deste esporte tem toda possibilidade de dirigir um grande clube de futebol, sem sequer ter chutado uma bola. 

Obrigatório é o curso de treinador e o credenciamento desses profissionais através da sua adesão ao quadro associativo do sindicato da categoria. O SITREFESP estará realizando curso especializado de treinador no final do mês de novembro em São Paulo. Outro fator importante que é a inscrição no quadro associativo da categoria pode ser feito pelo treinador após o termino do curso. O curso e a adesão associativa credencia o treinador para exercer a função nos clubes espalhados pelo país.

   

Manter-se sempre atualizado é a forma mais garantida de obter sucesso na carreira de treinador de futebol. Cursos e congressos de futebol são realizados todos os meses, possibilitando ao treinador estar sempre adquirindo conhecimento.

O caminho não é simples, mas certamente, valerá a pena. O inicio pode levar algum tempo, desde o começo dos estudos até realmente ter uma equipe para treinar. Porém, quanto mais conhecimento adquirido e vontade, maior a possibilidade de sucesso na carreira. 

Fique atualizado (Clique aqui).


Fechar


Publicidade