Notícias

 

Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo realiza Curso para Treinadores de goleiros no CEPEUSP

25/09/2012 - Na última segunda-feira, dia 24 de setembro, o Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de São Paulo, presidido pelo professor Hélio José Maffia realizou no CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, o 2º curso de atualização para treinadores de goleiros com coordenação de José de Souza Teixeira e José Nogueira Júnior.
 
Os trabalhos começaram, pela manhã, com uma palestra do renomado fisiologista Dr. Paulo Roberto Silva, credenciado pela FIFA, profissional que trabalha no Hospital das Clínicas e no Hospital Universitário de Santo André. Em seguida falou Vander Bati, treinador de goleiros do Guarani, clube que tem formado muitos goleiros. Também esteve palestrando Carlos Pracidelli, treinador de goleiros que durante muitos anos trabalhou no Palmeiras e foi campeão do Mundo em 2002.

Foto: Wlamir Machado, José de Souza Teixeira, Oberdan Cattani, Hélio José Maffia, Valdir Joaquim de Moraes, Carlos Roberto Gallo e Eduardo Roberto Stinghen (agachado).

 
Os trabalhos no período da tarde começaram com a palestra do ortopedista Dr. Luiz Fernando Teochi. Ele falou sobre contusões nas mãos, braços, clavículas e na coluna cervical. Falou também sobre a aplicação de plasma rico em plaquetas que acelera a cicatrizações e abordou ainda sobre aspectos preventivos, que os atletas devem ser avaliados antes de iniciarem as atividades.
 
Posteriormente o vice-presidente do Sindicato dos Treinadores, José de Souza Teixeira também fez uma explanação a respeito da sua atuação como preparador físico e treinador em grandes clubes do Brasil e do exterior.
 
Os trabalhos foram completados com um Mesa Redonda que teve como mediador o jornalista Paulo Calçade e contou com as participações dos ex-goleiros Carlos Roberto Gallo, Eduardo Roberto Stinghen (ADO) e Wlamir Machado.
 
Carlos atuou na Ponte Preta, Corinthians, entre outros times e Seleção Brasileira, nas Copa de 78, 82 e 86.
 
Ado, começou no Londrina, depois passou pelo América (RJ), Atlético (MG), Velo Clube, Fortaleza, Ferroviário (CE), Bragantino e Seleção Brasileira no Mundial de 70.

Wlamir Machado, defendeu Inter de Porto Alegre, Ituano entre outras equipes.

 
E após essa Mesa Redonda dois ex-goleiros foram homenageados pelo Sindicato dos Treinadores de Futebol: Oberdan Cattani e Valdir Joaquim de Moraes.
 
Desta forma, no Curso estiveram quatro goleiros que defenderam a Seleção Brasileira.
 
Oberdan, jogou no Palmeiras, Juventus e Seleção Brasileira em 1945 e 1946.

Valdir Joaquim de Moras atuou no Renner, Palmeiras, Cruzeiro, entre outros times e na Seleção Brasileira na década de 60.

Ado, foi campeão do Mundo na Copa de 1970.

Carlos, esteve nos mundiais de 78, 82 e 86.

 
    
Ao final do Curso os alunos inscritos receberam Certificado de participação. 
 
Agora, o Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de São Paulo está preparando um novo curso para Treinador de Futebol que será realizado entre os dias 26 e 30 de novembro. 
 
Esporte pra valer - José Isaías - Assessor de Imprensa - isaiasmauro@translate.com.br

Fechar


Publicidade