Notícias

Aluno do ultimo curso do Sitrefesp encerra a carreira e vira treinador do Linense

Bruno Quadros fez recentemente curso de treinador pelo Sitrefesp. Ele trabalhará no sub-20 do Linense e treinará o profissional em 2013

16/06/2012 - A diretoria do Linense anunciou na tarde da ultima sexta-feira (15) o jogador Bruno Quadros (foto) como o técnico para o Paulistão 2013. Aos 35 anos (03/02/1977), ele encerra a carreira de jogador e inicia um novo ciclo agora como treinador do clube que defende desde o começo de 2011, quando voltou ao futebol brasileiro depois de seis anos no exterior.

Quadros fez seu último jogo diante do São Paulo no dia 15 de abril deste ano, na história vitória por 2 a 1, no Gilbertão. Seu nome era especulado para o posto desde o final do paulistão.

O ex-zagueiro assume também toda a coordenação técnica das categorias de base do clube e vai dirigir o time Sub-20 que vinha sendo treinado por Waldir Lins.  Quadros tem contrato com o Linense e não estaria disposto a sair da cidade para jogar neste segundo semestre.

Bruno disputou sua última partida  na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo que marcou a despedida do Elefante do Paulistão. Capitão do time o campeonato, ele conversou com os dirigentes e acertou que começa a trabalhar já, no comando do time sub-20, que disputa o Paulista da categoria, e na coordenação dos demais times de base.

- Esta decisão não foi tomada da noite para o dia, mas sim com muita cautela, a responsabilidade que o assunto merecia e muito planejamento. Desde que tomei a decisão tive o apoio total por parte de minha família, amigos e principalmente de minha esposa e filhas. Espero corresponder à altura a oportunidade que a diretoria está me proporcionando, com muito trabalho, dedicação, estudos e aperfeiçoamento.

Bruno durante o 21º curso no estádio do Juventus (Javari) - Foto: Marcelo Marçal

Bruno Quadros participou entre os dias 21 e 25 de maio deste ano, do 21º Curso Internacional Para Treinadores de Futebol, onde pode adquirir conhecimentos e métodos de trabalhos repassados por diversos palestrantes como Estevam Soares, Vadão, Jorginho, prof. Portella e Bebeto Stival.Também pode compartilhar suas experiências com cerca de 130 alunos de diversas partes do país e do exterior tendo em vista que o evento contou com a participação de alunos de vários países africanos, de Israel, Argentina e Colômbia.

Bruno Quadros foi revelado pelo Flamengo e subiu para o time profissional em 1997. Defendeu também Botafogo, Sport, Guarani e Cruzeiro, no futebol brasileiro, além de Galatasaray, da Turquia, Cerezo Osaka,  Consadole Sapporo e FC  Tokyo, do Japão, e do Alki Larnaca, do Chipre.

O presidente do Linense, Rogério Câmara, diz que a nomeação de Bruno Quadros como técnico do time principal faz parte de um planejamento de longo prazo, com o objetivo de levar o Linense às finais do Paulistão e à Série D do Campeonato Brasileiro.

- Estou muito tranqüilo com a decisão que tomamos. O Bruno vai receber todo o apoio de que precisa, e terá agora que mostrar sua liderança e resultados como treinador. Desejo boa sorte e agradeço pela sua dedicação como atleta vestindo o manto do Linense - disse.

O ex-jogador mudou de estilo ao retornar ao país em 2011, em vez dos longos cabelos (foto ao lado), a cabeça raspada faz agora parte do seu figurino. Em 99 e 200, conquistou a Copa da UEFA pelo Galatasaray da Turquia. Além de Flamengo, ele defendeu no Brasil o Guarani, Cruzeiro, Sport Recife e São Caetano. Com carreira vitoriosa, conquistou vários títulos, entre eles, vice-campeonato Rio-São Paulo e Copa do Brasil (em 1997), campeonato Carioca (2009

e 2001) vice-campeão da Libertadores com o São Caetano (2002), e Copa da UEFA com o Galatasaray (99/2000). O atleta disse estar bem fisicamente e tecnicamente, mas admitiu que precisará se readaptar ao futebol brasileiro, pois atuava fora do país desde 2005. Bruno é o sexto zagueiro e se junta a Turatto, Samuel, Marcelo, Rocha e Ediglê.

Saiba mais

Bruno nasceu numa família fadada ao convívio com o futebol. É filho do ex repórter Raul Romeu Ewerton Quadros, atual comentarista dos canais Sportv e PFC. Seu avô havia sido nos anos 40 um dos destaques do Flamengo tricampeão carioca em 42, 43 e 44, mostrando ao neto o caminho a ser seguido.

Criado no bairro do Humaitá, Zona nobre da cidade do Rio de Janeiro e mesmo tendo todas estas influências e um carinho e prazer enormes pela arte de jogar futebol, demorou a assimilar a chance de se tornar um profissional. Para ele, futebol era uma forma de passar o tempo e não uma profissão. Garoto ainda, estudante do Colégio Souza Leão, Bruno foi chamado pelo amigo Conrado para treinar futebol de salão no Flamengo. Começava ali a paixão pelo esporte que deu a ele uma condição de progredir na vida.

Bruno entrou assim no mundo da bola. Seu avô, pais e irmãos o incentivaram demais, talvez vislumbrando a possibilidade de estar apoiando um futuro jogador de futebol profissional. Ele iniciou seu caminho no esporte pela categoria fraldinha, que engloba garotos de seis a oito anos e a rivalidade que crescia entre clubes do salão na época davam a ele a motivação para não parar.

Em 1991, Bruno então seguia no salão, mas também começava no futebol de campo do Flamengo. Antes de estrear pelo Flamengo no campo, Bruno teve sua primeira experiência na grama no time do Nova Geração, cujo dono era o grande Zico.

Fora de campo, Bruno tocava a vida estudantil. Fazia curso de Arquitetura na Faculdade Bennett. Tempos depois trocou os projetos pelo curso de Administração de Empresas. Mas, conciliar futebol e estudos era impossível. Então, Bruno interrompeu os estudos provisòriamente.

Resumo da carreira

Flamengo: Clube onde começou a carreira. Foi campeão em todas as categorias, do mirim ao profissional, tendo marcado sua estréia substituindo o argentino Mancuso.

Botafogo: foi contratado por empréstimo para jogar o Campeonato Brasileiro e jogou como titular pelo período que esteve lá. Ao término do contrato retornou para o Flamengo (dono do seu passe), pois o Botafogo vivia dificuldades financeiras.

Galatasaray: foi contratado para disputar somente a Champions League, uma vez que para o Campeonato Turco o clube já tinha excesso de jogadores estrangeiros inscritos. Por isso atuou em poucos jogos. Jogou como titular nas 5 partidas iniciais do campeonato onde foi inscrito com a camisa número 2. Ao término do contrato, alguns motivos contribuíram para o retorno do jogador ao Flamengo. O atacante Hagi, que iria parar de jogar futebol, não parou. Jardel foi contratado à peso de ouro e além disso o Flamengo pediu US$ 2 milhões pelo seu passe.

Sport: foi contratado para jogar as finais e semi-finais do Campeonato Pernambucano e o Campeonato Brasileiro. Jogou como titular até o clube passar a não ter chances de classificação no Campeonato Brasileiro.

São Caetano : foi contratado após alguns meses sem clube, para fazer parte do elenco que disputou a Libertadores de 2002. Ajudou o time a ser vice-campeão do torneio.

Guarani: Levado pelo técnico Jair Picerni, que o dirigiu na época de São Caetano, Bruno se firmou como zagueiro e líder do jovem time de Campinas. Foi capitão do time do último Brasileirão.

Cruzeiro: Contratado a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo para reforçar o atual campeão brasileiro que disputa a Libertadores em 2004.

Cerezo Osaka: Contratado no começo de 2005 para ser o xerife da zaga do time nipônico. No fim de 2005, renovou o contrato por mais uma temporada. Esteve entre os melhores jogadores da temporada (eleito por jogadores, treinadores e jornalistas).

Consadole Sapporo: Foi um ano de grandes alegrias para Bruno com o retorno a primeira divisão japonesa

FC Tokyo: Dois anos distintos. Um primeiro de adaptação a capital e algumas lesões. No segundo ano, recuperação plena e grande campanha na JLeague e o titulo da Copa Nabisco.
 
Flamengo(1997 a 2001)
* 94 jogos - 6 gols
 
Botafogo (1998)
* 6 jogos - 1 gol
 
Galatasaray (1999/2000)
* 2 jogos (UEFA Champions League)
Bruno jogou contra o Hertha Berlin e Milan nesta competição.
Ficou no banco nas partidas contra o Bologna, Chelsea e Hertha Berlin
 
Istanbulspor Kulubu Dernegi (2000)
* Atuou no clube de janeiro a maio, com 1 gol feito.
 
Sport Clube do Recife (2001)
* 11 jogos (3 Brasileiros / 2 seletiva Copa dos Campeões / 6 pelo Campeonato Pernambucano)
 
A. D. São Caetano (2002)
* 6 jogos (5 na Libertadores / 1 no Rio - Sao Paulo)
 
Guarani (2002)
* Campeonato Brasileiro de 2002 - 18 jogos (1 gol - Goiás)
3 cartões amarelos (Paysandu / Ponte Preta e Botafogo)
1 vermelho (S.C. Corinthians Paulista)
 
Guarani (2003)
* 50 jogos - 1 gol (total 2003)
* Campeonato Paulista de 2003 - 7 jogos
Nenhum cartão no campeonato
* Copa do Brasil 2003 - 2 jogos
Nenhum cartão no campeonato
* Campeonato Brasileiro 2003 - 41 jogos
1 gol (contra o Grêmio - 07/08 - Brinco de Ouro)
3 cartões amarelos (Atlético-MG / São Paulo F.C. / Atl-PR)
 
Cruzeiro (2004)
* amistosos - 2 jogos / 1 gol (Cruzeiro 11 x 0 Canto do Rio)
* partidas oficiais - 22 jogos (total 2004)
 
Cerezo Osaka (2005)
* amistosos - 2 jogos / 1 gol
* partidas oficiais - 45 jogos - 2 gols (total 2005)
* Jleague 33 jogos, Nabisco 8 jogos, Imperador 4 jogos
* Jogou 33 dos 34 jogos do Cerezo Osaka na J-League, fazendo parte da terceira  melhor defesa do torneio.
 
Cerezo Osaka (2006)
* 30 jogos (Jleague, Nabisco e Imperador)
 
Consadole Sapporo (2007)
* 43 jogos - 1 gol
 
FC Tokyo (2008)
* 5 jogos - 2 gols (total 2008)
* 2 jogos (Jleague)
* 3 jogos (Nabisco) 2 gols
 
FC Tokyo (2009)
* 33 jogos - 1 gol (total 2009)
* 22 jogos (Jleague)
* 8 jogos (Nabisco)
* 3 jogos (Imperador) 1 gol

Alki Larnaca-Chipre (2010)

16 jogos - campeonato nacional (3 e, 4 v e 9 d)

4 jogos pela Copa do Chipre (3 v e 1 d)

Linense ( de 2011 a meados de 2012)

Títulos

. VICE CAMPEONATO RIO - SAO PAULO  97 (Fla)
· VICE-CAMPEONATO COPA DO BRASIL-97 (Fla)
· SUPER COPA DOS CAMPEÕES-97 (Fla)
· CAMPEONATO CARIOCA-99 (Fla)
· CAMPEONATO CARIOCA-2001 (Fla)
· COPA UEFA-99/2000 (Galatasaray)
· VICE CAMPEONATO LIBERTADORES-2002 (S. Caetano)
· CAMPEONATO MINEIRO-2004 (Cruzeiro)
. CAMPEÃO JLEAGUE 2 - 2007 (Consadole Sapporo)
. CAMPEÃO COPA NABISCO - 2009 ( FC Tokyo)

Fechar


Publicidade